Avião ultrapassa a pista do aeroporto de Ubatuba, atinge a praia e explode; piloto faleceu
- Renan Siqueira
- 9 de jan.
- 2 min de leitura
O piloto faleceu e outras sete pessoas receberam atendimento médico.
Uma pessoa faleceu após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba, no litoral de São Paulo, e explodir na Praia do Cruzeiro na manhã desta quinta-feira (9). Um vídeo registra o momento em que a aeronave deixa o aeródromo, ultrapassa a pista que segue ao longo da praia e atinge a faixa de areia em chamas.
Inicialmente, a Prefeitura de Ubatuba havia comunicado que duas pessoas haviam falecido no acidente. No entanto, às 11h23, a administração municipal corrigiu a informação, confirmando apenas a morte do piloto.
Cinco pessoas estavam a bordo da aeronave, enquanto outras três estavam em uma pista de skate no local. A bordo do jatinho estavam o piloto, dois adultos e duas crianças. As vítimas feridas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O piloto foi retirado das ferragens, mas não sobreviveu aos ferimentos e faleceu.
As pessoas que estavam na pista de skate também receberam atendimento médico. A Defesa Civil informou que cinco viaturas e 12 bombeiros estavam envolvidos nas operações de resgate no local.
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a aeronave sofreu uma excursão de pista, um termo utilizado quando o avião sai da pista durante o pouso ou a decolagem.
A aeronave, registrada sob a matrícula PR-GFS e modelo 525, foi fabricada em 2008 pela Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.
Conforme o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o avião estava com a autorização para táxi aéreo negada, mas com sua situação de aeronavegabilidade considerada "normal".
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para apurar o incidente. Na fase inicial da investigação, são empregadas técnicas específicas para a coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação dos danos na aeronave, entre outras análises.
A Rede Voa, responsável pela administração do aeroporto, comunicou que o avião havia decolado do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentava pousar em Ubatuba. De acordo com a concessionária, "as condições meteorológicas eram adversas, com chuva e pista molhada".
Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança, que estão vivas.
Comments